Menu

Lenda do Lago Parime

Lago Parime é um lendário lago localizado na América do Sul supostamente localizado em frente a cidade de Manoa ou mais popularmente conhecida como do El Dorado, uma cidade de prédios e telhados dourados, habitada por um indígena que se cobria de ouro em pó.

No lago eram realizados os rituais religiosos da cidade do Eldorado, onde os índios construíam uma grande balsa e a carregavam com ouro e esmeralda e depois cercavam toda lagoa e iluminavam toda sua circunferência.

O rei da tribo untado com uma liga pegajosa, e depois coberto com ouro em pó seguia em pé na balsa acompanhado dos quatro mais importantes caciques enfeitados de plumas, coroas, braceletes, adereços de nariz e orelhas de ouro.

O índio dourado fazia sua oferenda lançando no meio da lagoa todo o ouro e as esmeraldas que foram carregadas na balsa. Por esse motivo os aventureiros se interessaram por esse lago, que durante séculos de tradição, recebeu ouro e esmeraldas jogados como forma de oferenda. Em 1801, Alexander Von Hulboldt mencionou em seus relatos, que se a lenda fosse verdadeira, poderia conter centenas de milhões de libras em ouro, alimentando ainda mais a imaginação dos caçadores de tesouros.

A historia do rei que se cobria de ouro ganhou força quando em 1969, três camponeses encontraram dentro de um vaso de cerâmica uma Balsa de ouro. Hoje a peça encontra-se no Museu do Ouro de Bogotá, conhecida como “Balsa de El Dorado”.

A Balsa de El Dorado, no Museu do Ouro de Bogotá (arte música, 1200-1500 d.C.)

A Balsa de El Dorado, no Museu do
Ouro de Bogotá (arte música, 1200-1500 d.C.)

A principio não existia uma descrição física da cidade o que aumentou as especulações de como seria a cidade dourada. A ausência de descrição permitiu ao imaginário criar uma cidade descrita como desenvolvida e civilizada aos moldes europeus.
A primeira representação do Lago Parime e da cidade do Eldorado sugiram na obra Travels, de Levinus Hulsius em 1599. Trata-se de um mapa onde aparece um grande lago com a inscrição The Lake of Manoa, com um total de 33 afluentes e ilhas de variados tamanhos. Na representação a cidade do Eldorado é situada na esquerda do lago com diversas torres e portões lembrando um castelo medieval e comparada com outras cidades do mapa o seu tamanho é muito destacado.

Na mesma obra em que foi publicado esse mapa, surge outra representação desta cidade fantástica. De autor anônimo, a ilustração acabou recebendo a denominação Manoa Old Dorado. Na ilustração a cidade é situada acima de uma grande lagoa descrita como Lacus Salsus Parime, onde navegam dois grandes barcos a vela. Na margem esquerda do lago, diversas pessoas transportam mercadorias, canoas e carroças.

Manoa Old Dorado

Manoa Old Dorado

O primeiro obstáculo na obstinada procura do lago dourado era a sua localização exata, o lago foi procurado por vários exploradores tais com Walter Raleigh e Alexander von Humboldt. Segundo as tradições colombianas o verdadeiro lago seria o lago Guatavita. Este chegou a ser parcialmente drenado por vários aventureiros. Dezenas de outros lugares da América do Sul passaram a ser indicados como possíveis localizações.

Tags: